Um pouco da História

Rizelda Brito do Nascimento com imagem do amado marido Luiz Mendes do Nascimento

A história da Comunidade Fortaleza está inerentemente agregada a vida e obra de Luiz Mendes do Nascimento – um afilhado contemporâneo de Mestre Irineu que ingressou na Doutrina do Santo Daime em 1962, passando a conviver e aprender com os ensinamentos por ele transmitidos. Casou-se com Dona Rizelda de Brito e construiu uma grandiosa família formada de oito filhos, genros, noras, além de netos, bisnetos, amigos e numerosos afilhados. No campo profissional, trabalhou no serviço público como professor de alfabetização de jovens e adultos, além de outros ofícios. O sonho do Luiz Mendes do Nascimento da construção de um “Novo Horizonte” comecou a se realizar em 1993, com a ajuda de familiares e amigos, adquiriu uma porção de terra no antigo seringal São Gabriel, que já se denominava colocação Fortaleza. A finalidade de possuir essa propriedade seria inicialmente para cultivar plantas e construir um refúgio mais distante da cidade. No entanto, o ideal do “Novo Horizonte” fora aos poucos se concretizando e cedendo espaço para a construção de uma nova comunidade.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é 6425554295_9a03411f21_b-2.jpg

Em 1996, o Instituto Nacional de Reforma Agrária – INCRA finalizou um processo de desapropriação do antigo Seringal São Gabriel para fins sociais com o propósito de regularizar a ocupação fundiária da localidade, transformando-a em Projeto de Assentamento agregando 160 famílias naquela região. A consumação do São Gabriel em projeto de assentamento foi decisiva para que Luiz Mendes, seus familiares e amigos pudessem se estabelecer definitivamente nas terras demarcadas pelo INCRA e, finalmente, fundamentar a comunidade Fortaleza. Nesse período, a comunidade Fortaleza teve um importante destaque na organização econômica e social da região promovendo ações de gestão, coordenação e desenvolvimento de projetos agroextrativistas. Além disso, na Fortaleza também passou a funcionar uma escola de alfabetização de crianças e adultos denominada O Cruzeiro e um laboratório de erradicação, diagnóstico e tratamento da malária – uma doença tropical infecciosa que era muito comum na região.

Em 1998 foi criada na comunidade Fortaleza uma instituição filantrópica civil denominada Centro Eclético Flor do Lótus Iluminado – CEFLI com o objetivo principal de praticar e zelar a cultura da Doutrina do Santo Daime conforme legado de Raimundo Irineu Serra. O CEFLI também objetiva uma integração harmoniosa com a natureza, cultivando valores espirituais, morais e ecológicos, tornando os seus membros conscientes dos direitos e obrigações do Ser Humano como um todo. Vale a pena ressaltar que, desde a chegada das primeiras pessoas lideradas por Luiz Mendes na região, a prática dos cultos religiosos do Santo Daime já era comum naquela localidade.

Fundação do parque ambiental, pelo CEFLI em 2004

Contudo, a fundação do CEFLI fortaleceu o reconhecimento oficial de uma entidade daimista na comunidade Fortaleza com uma identidade própria. Além das práticas culturais do Santo Daime, o CEFLI também objetiva a vida comunitária desenvolvendo ou apoiando projetos cooperativos nas áreas de saúde, educação, produção de alimentos, cultivos de ervas medicinais e das plantas que compõem o Santo Daime, criação de animais domésticos e silvestres, plantios permanentes, recuperação de áreas degradadas, prática da ecologia e preservação do meio ambiente. Em um campo mais abrangente o CEFLI almeja tornar-se auto-sustentável.

A convite de amigos e simpatizantes, Luiz Mendes, nessa época, já percorria por outras diversas comunidades daimistas do Brasil e do exterior a fim de compartilhar a cultura e a história da doutrina de Mestre Irineu. Assim, essas pessoas também começaram a chegar a comunidade Fortaleza com o propósito de vivenciar a Doutrina do Santo Daime mais intimamente na floresta amazônica e aprender um pouco mais sobre Mestre Irineu a partir da convivência mais estreita com Luiz Mendes. O crescimento desse contigente de visitantes na Fortaleza culminou com a organização de um festival ecumênico do Santo Daime denominado Encontro Para o Novo Horizonte – evento que acontece anualmente desde o início dos anos 2000 e que tem crescido progressivamente trazendo pessoas dos mais variados lugares do mundo.

Luiz Mendes do Nascimento no meio no Encontro paro o Novo Horizonte

No dia 29 de Junho de 2019, Luiz Mendes fez sua passagem para o plano espiritual deixando na comunidade Fortaleza os frutos de uma vida inteira de dedicação a história, a cultura e doutrina de Mestre Irineu. Sua obra continua viva entre aqueles que o conheceram. O sonho do “Novo Horizonte” outrora idealizado por ele permanece com a base sólida e seguindo o fluxo de sua construção. Seus familiares, amigos, afilhados e congregados seguem determinados a tornar o sonho do “Novo Horizonte” concreto e auto-sustentável.

%d blogueiros gostam disto: