


Por sua vez, a Comunidade Fortaleza localiza-se às margens do rio Xipamano, fronteira com a Bolívia, no Projeto de Assentamento São Gabriel, município de Capixaba, estado do Acre, Brasil, e é constituída por quatro propriedades ou lotes (colônias: Fortaleza, Santa Fé, São Sebastião e Santa Maria), totalizando aproximadamente 294 ha de mata e rios bem preservados.
A comunidade local é composta por 30 famílias nucleares e amigos próximos, até aproximadamente 100 pessoas, visitantes regulares e membros migrantes circulares de todas as amaricas excluídas.
A Comunidade Fortaleza pode ser vista como tradicional em muitos aspectos, porque existem raízes históricas duradouras de ascendência indígena, africana e européia ao longo dos tempos coloniais, especialmente a época de borracha, cujos descendentes são conhecidos como caboclos, ribeirinhos ou seringueiros. Essas culturas são reconhecidas em muitos aspectos como culturas amazônicas altamente adaptáveis, resilientes e nutritivas. Como descendentes da 4ª geração da família Raimundo Irineu Serra, um ex-seringueiro de origem africana e o fundador da doutrina espiritual Santo Daime, a comunidade segue seus ensinamentos e exemplos, continuando sua tradição. Raimundo Irineu Serra mesmo mantinha relações estreitas com grupos indígenas, criou uma comunidade e uma escola, implementou um tipo de permacultura agroflorestal e técnicas de conservação, preservou a floresta ao redor e construiu um centro de regeneração caritativa há quase um século. Ele era muito considerado na região.
Desde a fundação da colônia Fortaleza, em 1995, toda a sua administração é realizada através do desenvolvimento de um tipo de gestão comunitária que nos permite aprender gradualmente com nossos desafios e erros, o que acabou se tornando uma prática muito bem-sucedida.
Enquanto sua história, os terrenos da Fortaleza se tornaram um local de grande importância cultural, espiritual, caritativa e identitária para os jovens e idosos da comunidade, pois serve como fonte de conexão e reidentificação com a natureza e as raízes ancestrais. Assim, a comunidade de Fortaleza forma uma base para redes de solidariedade, onde são trocadas culturas, força de trabalho, conhecimentos tradicionais, práticas e inovações.
Desde 2006, a comunidade Fortaleza é representada legalmente pela AMIFORT, com base em relacionamentos duradouros entre moradores e amigos da Fortaleza de diversas origens. Esses vínculos finamente e fortemente entrelaçados foram estabelecidos ao longo dos processos de pesquisas e práticas de estratégias empoderadoras e de apoio prático para os povos indígenas da Amazônia, além de educação ambiental holística, como tem sido primorosamente feito pelos fundadores originais da comunidade, a família de Luiz Mendes do Nascimento e Rizelda Brito do Nascimento.
Aonde se acha a Comuniudade Fortaleza no Brasil
Acre em Brasil Capixaba em Acre Região do Projeto de Assentamento São Gabriel
Mapa das áreas de projeto da restauração e das terras da Comunidade Fortaleza, no Assentamento São Gabriel, Capixaba – Acre – Brasil
